6 de abr de 2010

Black Sabbath


Black Sabbath: "nos separamos por causa do 'Live Evil'"


O lendário guitarrista do BLACK SABBATH/HEAVEN & HELL, Tony Iommi, conversou recentemente com Julian Marszalek do Spinner.ca sobre a era de Ronnie James Dio na banda. Seguem alguns trechos da conversa.

Spinner.ca: Como você veio a trabalhar com Ronnie James Dio?
Iommi: "Eu o conheci numa festa no RAINBOW Bar and Grill em Los Angeles e estava num ponto em que não dava mais pra trabalhar com Ozzy. Eu liguei para Ronnie pra saber se ele gostaria de fazer um ensaio e ele disse, ‘Sim’ e então ele veio até minha casa em LA e tínhamos todo o equipamento pronto, fomos para o estúdio e foi isso!”
Spinner.ca: O som do BLACK SABBATH se rejuvenesceu no "Heaven And Hell". A presença de Ronnie foi um caso dos membros remanescentes do Sabbath estarem no seu melhor para impressionar o novato e fazer um bom trabalho?

Iommi: "Acho que sim. Pra nós era muito frustrante, por aqueles 11 meses quando não fizemos nada, foi um grande alívio quando alguém veio e aquelas coisas voltaram a funcionar. E não é desrespeito com Ozzy; ele só não estava num bom estado mental".

Spinner.ca: Vocês chegaram ao topo num curto espaço de tempo (1980-82) e tudo aparentemente acabou tão rápido quanto. O que aconteceu?
Iommi:  “O álbum ao vivo (Live Evil). Trabalhamos muito e estivemos em todo o lugar, trabalho sem parar por anos e então gravamos o álbum ao vivo e digo que ao invés de estarmos envolvidos em ouvir o som no estúdio de gravação, tudo foi gravado bem rápido naqueles shows e nós estávamos mais preocupados em fazer o show do que ficar envolvidos na parte da gravação.

Quando pegamos as gravações no estúdio, elas estavam horríveis. Tudo foi tão mal gravado que tivemos um grande problema com isso. Estávamos bem cansados e com os nervos à flor da pele e isso levou a um clima ruim na banda.

E ainda por cima, o engenheiro que estava trabalhando conosco estava bebendo mais e mais durante essas sessões de gravação e ficando cada vez mais irritado. Um dia, Geezer e eu dissemos, ‘Está soando diferente de como deixamos ontem à noite’ – e isso continuou por semanas – e o engenheiro disse, ‘Não aguento mais isso! Ronnie esteve vindo e ajustando tudo e então vêm vocês e ajustam do seu modo e daí ele vem e ajusta de novo e eu não sei o que fazer!

E então nós dissemos, ‘está brincando?’ e a banda se separou por causa disso! Claro, tudo era boato e não acredito realmente (no que o engenheiro disse) agora mas nós acreditamos na época.”



fontes:Whiplash!




Black Sabbath - Live At Hammersmith Odeon - 2007







Black Sabbath - The Dio Years - 2007






Black Sabbath - 2006 - Greatest Hits 1970-1978




0 comentários: